Marthaterapia Crônica




Marthaterapia é Martha Medeiros sentada comigo. Bate-papo entre a gaúcha e o paulista que parece mineiro que adorou todas as vezes que esteve em Porto Alegre. Todas as três vezes, tá? Não viajei tanto assim. A não ser para o Guarujá. Cinco vezes. Só isso também.


Meu dinheiro vai para Martha. Não tem problema ela não estar no meu convênio oferecido pela empresa. Martha para mim é terapia. Ela escreve me ouvindo - agora pareci aquelas loucas que vivem na sessão de autoajuda. Mas é verdade. Pela Martha, eu assumo.

Tem tanta coisa que leio e que me causa ansiedade. Martha me acalma. E me provoca. Me tira do lugar e me compreende. Me cutuca para uma versão melhor e me acolhe com meus pensamentos sobre a vida.

Marthaterapia intensiva desta vez. Além de suas coletâneas de crônicas lançadas ano a ano, agora foi a vez de abraçar - na sequência - duas de sua trilogia que reúne textos dos anos noventa aos dois mil e sua primeira dezena - da qual vamos nos despedir em dois anos e meio, portanto, faça render.

Entre "Liberdade Crônica", "Paixão Crônica" e "Felicidade Crônica", fiquei com os dois últimos para a manutenção do meu eterno tratamento da cabeça pancada e do coração com arritmia. Engraçado que o "Felicidade" foi escolha minha. Ganhei um livro que eu já tinha. Troquei. O "Paixão" li emprestado de uma amiga.

Entre felicidade e paixão. Fico com o primeiro. É mais sereno. Se Martha tivesse lançado algo como "Paz Crônica", eu pediria para presente, embrulhado, para mim mesmo. Tornou-se meu maior agradecimento, meu maior pedido todos os dias: paz.

E a Mathaterapia me dá isso. E muito mais. Nas duas coletâneas, Martha selecionou seus principais textos sobre os temas enquanto fala não só dos comportamentos alheio e seu, mas nos presenteia com referências e paralelos deliciosos na música, no cinema, em outras leituras.

Para mim, Martha é para ler e reler. Está na lista dos livros que "essas roupas podem ir, mas esses aqui, de jeito nenhum" ao ter que liberar espaço nos armários.

Indico, sim. Me inspira assim. Beijo, Martha.



Comentários